Família CBO¹ MTE² 3132: Técnicos em Eletrônica

  • Código CBO 3132-15 - Técnico eletrônico
  • ¹ Código Brasileiro de Ocupações
  • ² Ministério do Trabalho e Emprego

Descrição Sumária - CBO MTE.

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. Podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos. Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. Treinam, orientam e avaliam o desempenho de operadores. Estabelecem comunicação oral e escrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. Podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos.

Características de Trabalho

Condições gerais de exercício da profissão:

A maioria desses profissionais trabalha com registro em carteira, porém alguns podem atuar como autônomos. Atuam nas indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos de comunicações, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa e nas empresas de assistência técnico-comercial. Geralmente se organizam em equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior.


Formação e experiência:

Para ingressar nessas ocupações é necessário que os profissionais tenham registro no crea e formação técnica de nível médio em eletrônica ou em áreas afins, como mecatrônica, eletroeletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção eletrônica e manutenção de equipamentos de informática. É desejável possuir curso de especialização complementar ou de atualização com duração superior a quatrocentas horas-aula. A atuação como técnico titular ocorre normalmente com três a cinco anos de experiência, dependendo da área de atuação.


Especificações do curso


1 - Consertar aparelhos eletrônicos.
  • a) Avaliar o funcionamento dos aparelhos conforme padrões de desempenho;
  • b) Identificar defeitos em equipamentos eletrônicos;
  • c) Interpretar esquemas elétricos;
  • d) Identificar as causas dos defeitos;
  • e) Identificar componentes eletrônicos;
  • f) Substituir componentes danificados, se necessário;
  • g) Modificar circuitos eletrônicos;
  • h) Fazer calibração de aparelhos eletrônicos;
  • i) Testar aparelhos eletrônicos com instrumentos de precisão.
2 - Instalar equipamentos e ou aparelhos eletrônicos.
  • a) Avaliar ambiente e condições de instalação do equipamento e ou aparelho;
  • b) Inspecionar equipamento e ou aparelho visualmente;
  • c) Verificar ajustes em equipamentos e ou aparelhos eletrônicos conforme parâmetros;
  • d) Calibrar os equipamentos e ou aparelhos eletrônicos;
  • e) Simular testes em condições diversas.
3 - Desenvolver dispositivos de circuitos eletrônicos.
  • a) Identificar a alteração ou mudança do dispositivo;
  • b) Especificar componentes eletrônicos;
  • c) Calcular custos de dispositivos eletrônicos;
  • d) Demonstrar benefícios do dispositivo para o cliente;
  • e) Montar circuitos eletrônicos;
  • f) Testar circuitos eletrônicos.
4 - Fazer manutenção corretiva dos equipamentos.
  • a) Deslocar-se para manutenção in loco;;
  • b) Levantar dados sobre o problema com o usuário;
  • c) Avaliar o funcionamento do equipamento conforme especificações;;
  • d) Identificar os defeitos e ou problemas dos equipamentos;
  • e) Analisar o esquema elétrico do equipamento;
  • f) Analisar causa do defeito e ou problema do equipamento;
  • g) Corrigir o defeito e ou problema apresentado no equipamento;
  • h) Testar o equipamento.
5 - Fazer manutenções preventivas e preditivas dos equipamentos.
  • a) Identificar necessidade de realizar manutenção;
  • b) Cumprir plano de manutenções preventiva e preditiva;
  • c) Trocar peças conforme vida útil preestabelecida;
  • d) Conferir os ajustes conforme o padrão;
  • e) Testar o funcionamento do equipamento.
6 - Sugerir mudanças de processos de produção.
  • a) Balancear processo produtivo;
  • b) Criar dispositivos de automação;
  • c) Implementar dispositivos de automação;
  • d) Instalar equipamentos eletrônicos;
  • e) Simular o processo produtivo;
  • f) Liberar a linha para a produção em massa.
7 - Treinar pessoas.
  • a) Passar conhecimentos técnicos para operadores;;
  • b) Orientar operadores sobre condições de risco de acidentes;
  • c) Avaliar o desempenho operacional dos operadores;
  • d) Habilitar operadores para a função.
8 - Organizar o local de trabalho.
  • a) Desligar aparelhos e instrumentos;
  • b) Organizar ferramentas e instrumentos;
  • c) Selecionar material bom e ou rejeitado;
  • d) Limpar a área de trabalho utilizando material adequado;
  • e) Proteger equipamentos dos resíduos (poeira).
9 - Estabelecer comunicação oral e escrita.
  • a) Estabelecer relações funcionais internas e externas;
  • b) Participar de reuniões técnicas com pessoal interno e externo;
  • c) Redigir procedimentos de trabalho;
  • d) Elaborar gráficos de resultados;
  • e) Registrar ocorrências em boletins, formulários e carta de manutenção;
  • f) Preencher formulário de disposição de peças rejeitadas.
10 - Redigir documentos.
  • a) Descrever procedimento de trabalho;
  • b) Preencher laudos técnicos;
  • c) Emitir relatórios técnicos;
  • d) Preencher cartão de rastreabilidade do aparelho;
  • e) Elaborar gráficos de resultados positivos e negativos;
  • f) Registrar ocorrências;
  • g) Preencher formulário de reposição de peças rejeitadas.