Aprendiz Técnico em Mecatrônica

Família CBO¹ MTE² 3001: Técnicos em Mecatrônica

  • Código CBO 3001-05 - Técnico em Mecatrônica - automação da manufatura
  • ¹ Código Brasileiro de Ocupações
  • ² Ministério do Trabalho e Emprego

Organização do curso:

as aulas na escola técnica acontecerão cinco vezes na semana (2ª a 6ª feira), sendo que cada encontro compreenderá 2 horas e 24 minutos presenciais, totalizando 12 horas semanais, totalizando no período 1.056 horas, sendo, de 22 meses 2 meses de férias.

A Parte prática: será diretamente na empresa contratante, com 5 horas e 36 minutos diários de 2ª a 6ª feira, totalizando 28 horas semanais, totalizando 2.464 horas no período de 22 meses 2 meses de férias.

O total do programa será de 3.520 horas (soma de teoria 1.056 horas na escola técnica e 2.464 horas na empresa contratante). Será observado o período de férias (um mês a cada doze meses, portanto, dois meses durante o programa de 24 meses).

O curso é composto por quatro módulos de 880 horas cada (sendo 352 h teóricas e 528 h praticas), as aulas práticas serão desenvolvidas na empresa cotista e as aulas teóricas na escola técnica.

Carga-horária:

Teórica específica: 1.056 h    Atividades práticas: 2.464 h

Total geral: 3.520 h

Módulo I: Gestão do trabalho contemporâneo e qualidade:

Carga horaria: Total 880 h sendo, 352 teóricas e 528 práticas.

Objetivos: Construir competências sobre o aspecto histórico do trabalho, sistemas de gestão do trabalho, higiene e segurança do trabalho, gestão ambiental, da produção, e da qualidade, metrologia e normalização.

CBO: Operador de inspeção da qualidade – 3912-15

Proposta: Acompanhar os setores que inspecionam o recebimento e organizam o armazenamento e movimentação de insumos; verificam conformidade de processos; liberam produtos e serviços; trabalham de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade e de segurança e demonstram domínio de conhecimentos técnicos específicos da área. Sempre evidenciando as competências pessoais: Manter credibilidade; Demonstrar dinamismo; Agir com responsabilidade; Adquirir habilidades no uso da ferramenta da qualidade (estatísticas); Demonstrar habilidades no uso de instrumentos de medição; Evidenciar habilidade técnica; Trabalho em equipe.

Atividades: Controlar produtos e processos, utilizar aparelhos de medição, interpretar desenhos técnicos e aplicar os diferentes sistemas de controle de qualidade, controlar condições ambientais no processo, coletar amostras, realizar inspeções e ensaios, monitorar cumprimento de normas e procedimentos, informar pessoas responsáveis, sobre produtos e serviços não-conformes, verificar especificações do produto, conforme padrão, conferir condições de transporte, higiene, disponibilidade tempo, utilizar epis, conforme normas de segurança, inspecionar condições de higiene e limpeza, comunicar condições inseguras de trabalho, solicitar ações preventivas e corretivas em relação à segurança, manusear microcomputadores, operar equipamentos de laboratórios, aplicar ferramentas da qualidade.

Módulo II: Mecânica e materiais:

Carga horaria: Total 880 h sendo, 352 teóricas e 528 práticas.

Objetivos: Utilizar o desenho técnico no processo produtivo, interpretá-lo e executá-lo utilizando a tecnologia CAD, entender e selecionar o melhor material para a fabricação de elementos de máquinas, ferramentas, equipamentos e produtos.

CBO: Desenhista técnico mecânico – 3182-05

Proposta: Acompanhar os setores que executam desenhos, utilizando meios manuais e eletrônicos, preparam diagramas detalhados de máquinas e peças, coletando dados do projeto, tais como incluir dimensões, métodos de ajuste e outras informações, sob a supervisão de um desenhista projetista ou de um engenheiro; acompanham o processo de execução e montagem, interpretam documentos de apoio, tais como plantas, projetos, catálogos, croquis e normas. Observam características técnicas, conforme cronogramas. Desenham detalhes de desenho de projetos. Enviam desenhos para revisão; realizam cópias de segurança e disponibilizam desenhos finais e/ou revisões para áreas afins, utilizam a tecnologia CAD.

Atividades: Interpretar e executar desenhos técnicos, de conjuntos, elementos de máquinas e ferramentas, utilizar e implantar a tecnologia CAD, aplicar tolerâncias e ajustes, utilizar as normas ABNT/ISO, levantar informações técnicas com as áreas de interface, fazer croquis, elaborar lista de peças de conjunto, revisar o desenho após liberação pelo responsável, modificando-o e corrigindo-o, usar ferramentas manuais de desenho, usar o sistema de desenho assistido por computador (CAD), utilizar recursos de informática, assistir o executante no processo de fabricação, conferir a peça em relação ao desenho, conferir a montagem das peças em relação ao desenho, detectar erros, propor melhorias, elaborar relatórios, fazer cópias por plotagem ou copiadora.

Módulo III: Máquinas e processos:

Carga horaria: Total 880 h sendo, 352 teóricas e 528 práticas.

Objetivos: Construir competências do trabalho automatizado mecanicamente, estudar os processos de produção, as máquinas e seus comandos e automatizações, especialmente as pneumáticas, hidráulicas e etetromecânicas.

CBO: Eletricista de instalações – 7156-15

Proposta: Acompanhar os setores produtivos que utilizam medidores elétricos, calculam a potência gerada pelos aparelhos elétricos e a energia consumida pelos aparelhos elétricos. Montam circuitos em série e paralelo, dimensionam elementos de proteção contra corrente elevada e equipamentos de potência. Monitorar equipamentos que use motores e máquinas elétricas utilizam as normas da ABNT e IE, selecionam motores e comandos eletro-eletrônicos, utilizam equipamentos de medidas e acionam motores e outras máquinas elétricas.

Atividades: Levantar material a ser utilizado, quantificar material a ser utilizado, orçar serviço, dimensionar local de execução do serviço, organizar equipamentos e ferramentas, fazer medições elétricas, instalar comandos e controles elétricos em diversos equipamentos, instalar motores elétricos, instalar grupos geradores, instalar equipamentos de potência, instalar terminais de alta tensão, emendar condutores elétricos, soldar condutores elétricos, instalar banco de capacitores, instalar equipamentos auxiliares: c.c., Inversores, retificadores e banco de bateria, listar máquinas e equipamentos, estabelecer cronograma de execução da manutenção de máquinas e equipamentos, inspecionar máquinas e equipamentos visualmente, realizar testes operacionais das máquinas e equipamentos auxiliares, interpretar esquemas elétricos dos equipamentos.

Módulo IV: Eletrônica e automação:

Carga horaria: Total 880 h sendo, 352 teóricas e 528 práticas.

Objetivos: Construir competências ligadas à automação da produção, especialmente as eletrônicas, incluindo eletrônica digital e analógica, microcontoladores e CLPs.

CBO: Técnico em Mecatrônica.

Proposta: Acompanhar os setores que coordenam e desenvolvem equipes de trabalho, atuam na instalação, na produção e na automação, aplicando métodos e técnicas de gestão administrativa e de pessoas. Aplicam normas técnicas e especificações de catálogos, manuais e tabelas em projetos, em automação de processos de fabricação, na instalação de máquinas e de equipamentos e na manutenção industrial. Projetam melhorias nos sistemas convencionais de produção, instalação e manutenção, propondo incorporação de novas tecnologias.

Atividades: Identificar alternativas para automatizar processo e produto, definir fluxo do processo para automatizá-lo, especificar materiais e componentes para automatização do processo e produto, programar seqüência de acionamentos e controles via clp, programar posicionamento de máquinas e equipamentos via cnc, integrar equipamentos de automação, utilizando redes industriais, integrar sistemas de automação através de recursos avançados (supervisórios, cam, cad...), montar componentes eletroeletrônicos em sistemas de automação, montar componentes mecânicos em sistemas de automação.

Especificações do curso


1 - Projetar sistemas de automação.
  • a) Analisar processo e produto para automação;
  • b) Avaliar as condições do local de trabalho para instalação de máquinas e equipamentos;
  • c) Identificar alternativas para automatizar processo e produto;
  • d) Definir fluxo do processo para automatizá-lo;
  • f) Propor soluções ergonômicas de segurança do trabalho e de preservação do meio ambiente;
  • g) Esboçar proposta para automatização do processo e produto;
  • h) Especificar materiais e componentes para automatização do processo e produto;
  • i) Elaborar relatório de custo-benefício para análise técnico-financeira do projeto;
  • j) Elaborar cronograma de implantação do sistema de automatização do processo e produto;
  • k) Projetar a integração de sistemas automatizados;
  • l) Aperfeiçoar sistemas de automação já instalados.
2 - Analisar tecnicamente a aquisição de componentes, equipamentos e sistemas de automação.
  • Estabelecer objetivos da análise;
  • Verificar características técnicas de sistemas de automação com base na documentação técnica;
  • Selecionar fornecedores de máquinas e equipamentos;
  • Acompanhar testes de funcionamento de máquinas e equipamentos para emissão de parecer técnico;
  • Avaliar disponibilidade das peças de reposição;
  • Elaborar parecer técnico sobre máquinas e equipamentos analisados.
3 - Coordenar equipes de trabalho
  • Identificar as competências técnicas e pessoais dos integrantes da equipe;
  • Formar equipe multidisciplinar para análise de máquinas e equipamentos para automação;
  • Reunir-se com a equipe de trabalho;
  • Atribuir responsabilidade aos integrantes da equipe Estabelecer metas aos integrantes da equipe;
  • Monitorar a execução de tarefas;
  • Dar suporte técnico aos integrantes da equipe;
  • Promover integração entre setores da empresa envolvidos no projeto.
4 – Instalar sistemas de automação.
  • Interpretar documentação do projeto;
  • Organizar materiais e recursos para instalar sistemas de automatização de processos e produtos;
  • Identificar alternativas para solucionar problemas relativos ao projeto durante a instalação;
  • Montar componentes eletroeletrônicos em sistemas de automação;
  • Montar componentes mecânicos em sistemas de automação;
  • Testar operação do sistema de automação sem matéria-prima;
  • Acompanhar teste de produção do sistema de automação em processo;
  • Fazer correções e ajustes conforme resultados dos testes;
  • Treinar usuários na manutenção e operação de sistemas automatizados.